Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Recurso de infração de trânsito (recusa ao auto de infração)

Deferimento de recurso de infração de trânsito

Publicado por Dr Daniel Pinheiro
há 5 anos

Ultimamente conforme a jurisprudência abaixo, utilizando-se do recurso em MS (mandado de segurança), coleciona o entendimento de se afastar a imputação das penalidades, por não se submeter ao teste do etilometro ou (bafômetro).

Portanto, não constando as proas (sinais) de o condutor estava embriagado, deverá se então, o auto de ser anulado. Restando in comprovada a alteração da capacidade psicomotora ou que comprovem que o motorista estava dirigindo sob o efeito de álcool, o auto de infração deve ser anulado, vejam as jurisprudências:

ADMINISTRATIVO. Pretensão à anulação de auto de infração de trânsito. Recusa do condutor à submissão ao teste de alcoolemia por etilômetro. Não sujeição a outros meios de comprovação, previstos no artigo 277 do CTB. Conjunto probatório insuficiente no sentido de constatação de alcoolemia. Sentença reformada. Recurso provido.
Apelação - Mandado de Segurança - Ato Administrativo - Nulidade - Suspensão do direito de dirigir - Multa de Trânsito - Pretensão de anulação de decisão administrativa e de cancelamento da multa aplicada ao impetrante - Ausência de prova de que o impetrante conduzia o veículo embriagado - Recusa à realização do teste do bafômetro que não pode levar à conclusão de que o motorista estava embriagado - Aplicação dos arts. 165 e 277 do CTB - Anulação do auto de infração e, por consequência, da decisão administrativa que se impõe - Sentença denegatória da segurança reformada - Precedente deste Egrégio Tribunal de Justiça e desta E. 11ª Câmara de Direito Público - Recurso provido para conceder a segurança.
Apelação e Reexame Necessário - Mandado de Segurança - Ato Administrativo - Nulidade - Suspensão do direito de dirigir - Multa de Trânsito - Pretensão de anulação de decisão administrativa e de cancelamento da multa aplicada ao impetrante - Ausência de prova de que o impetrante conduzia o veículo embriagado - Recusa à realização do teste do bafômetro que não pode levar à conclusão de que o motorista estava embriagado - Aplicação dos arts. 165 e 277 do CTB - Anulação do auto de infração e, por consequência, da decisão administrativa que se impõe - Sentença concessiva da segurança mantida - Precedente deste Egrégio Tribunal de Justiça e desta E. 11ª Câmara de Direito Público - Recursos oficial e voluntário improvidos.
Agravo de Instrumento Mandado de Segurança.
CNH Suspensão do direito de dirigir veículo Suposta embriaguez ao volante Auto de infração emitido tão-só com base na atitude do impetrante, negativa do exame “bafômetro” Pretensão de suspender o ato administrativo que lhe determinou a entrega da CNH e suspendeu o direito de dirigir Informações insuficientes, não há indicação da autoridade de outras medidas para constatação da alteração psicomotora do impetrante, por álcool ou similar, apenas a observação “olhos vermelhos” Decisum reformado.
Dá-se provimento ao recurso interposto.

Nesta ceara, para o condutor que por algum motivo não quis se submeter ao auto de infração, será possível o pleitear administrativamente ou judicialmente a anulação dos efeitos das penalidades impostas por não se submeter ao bafômetro.

038-992432345

https://api.whatsapp.com/send?phone=5538992432345&text=advogado007

  • Sobre o autorwhatsapp 038-992432345 Advogado Especialista
  • Publicações59
  • Seguidores70
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações432
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-de-infracao-de-transito-recusa-ao-auto-de-infracao/762640542

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-70.2014.8.09.0051

Modelo de Ação para Anular Multa Auto de Infração de Trânsito - Falta de Notificação

Rafael Costa, Advogado
Notíciashá 4 anos

As lacunas da lei seca

Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Auto de Infração de Trânsito - Procedimento do Juizado Especial Cível

Ianny Lameiras, Advogado
Notíciashá 4 anos

A Lei Seca e o Bafômetro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)